Dados da última edição

Sucesso em público e na geração de negócios, o Encontro do Setor de Feiras e Eventos, se reafirma como o principal evento do setor

No dia 23 de fevereiro, as lideranças dos setores de eventos e turismos de negócios se reuniram na capital paulista durante o XI ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos, para discutir e avaliar o mercado nacional em um ano de crise econômica e política. O resultado superou todas as expectativas e os participantes saíram com uma visão mais clara e estratégica dos próximos passos que devem ser dados em prol dos setores.

Em paralelo ao Encontro aconteceu o 5º Fórum do Setor de Feiras e Eventos que teve como palestrantes: Ligia Amorim, Diretora-Geral da NürnbergMesse Brasil e 1ª vice-presidente do capítulo América Latina da UFI – The Global Association of the Exhibition Industry; Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016; e Luiz Carlos Mendonça de Barros, um dos mais renomados economistas do Brasil, que trouxeram a palco os temas: “Por que feiras em tempos de crise?”, a “Agenda positiva das Olimpíadas e benefícios para o Turismo” e as “Oportunidades em época de ajustes”, respectivamente, garantindo um conteúdo de extrema qualidade ao Fórum. Tanto que para Ligia Amorim “o ESFE é um dos poucos eventos aqui no Brasil que discuti os problemas e soluções para o mercado de eventos”, a executiva ainda continua “é muito importante termos um espaço onde possamos discutir tendências mundiais e os principais entraves do Brasil”. Já Nuzman afirma: “Vejo o turismo de negócios de uma maneira muito positiva no pós-olimpíadas. E acho que o aumento do fluxo de eventos será muito grande”. Mendonça de Barros concluiu o ponto de vista dos especialistas falando: “Meu painel mostrou que o que estamos vivendo é um momento de ajuste muito forte, mas que isso passa. O empresário e o investidor têm que olhar para frente, e não para esse ano terrível”, finaliza o economista.

O evento ainda homenageou as principais personalidades do setor de eventos e turismo nacionais e também, grandes lideranças empresariais, que se destacaram ao longo de 2015. Confira a lista abaixo:

– Kito Mansano – Sócio-Diretor da Rock Comunicação
– Antonio Carlos Kieling – Diretor-Superintendente da Associação Nacional Fabricantes Cerâmicas Revestimento
– Mário César Martins de Camargo – Curador da fundação do Rotary International pelo Brasil
– Afonso Mamede – Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
– Marcos Balsamão – sócio e vice-presidente da Alatur JTB
– Edmar Bull – Presidente da ABAV Nacional e Presidente Licenciado da ABRACORP
– Adriano Albano Forghieri – Presidente da APCD
– Carlos Correa – Superintendente da APAS
– Ricardo Nogueira – Diretor-Geral da ABAG
– Gabriela Baumgart – Diretora-Executiva da Cidade Center Norte
– Damien Timpério – Diretor-Geral do São Paulo Expo
– João Nagy – Diretor-Executivo da ITC Hotelaria
– Juan Pablo de Vera – Presidente da Reed Exhibition Alcantara Machado
– Mariano Botindari – Sócio do Grupo Eletrolar
– Jean-François Quentin – CEO da UBM BRAZIL
– Lígia Amorim – Diretora-geral da NürnbergMesse Brasil
– Jorge Alves de Souza – Diretor do Grupo Couromoda
– Mauro Jordão – Presidente da Laço
– Marco Basso – Presidente da BTS Informa
– Arthur Repsold – Presidente da Gl events Brasil
– Carlos Romano Pansera – Fundador da Promovisão
– Wilson Ferreira Júnior – Sócio-proprietário da ETNA e Presidente da AMPRO
– Célio Ashcar Junior – sócio e Vice-Presidente Executivo da Aktuellmix e Chairman da AMPRO
– Getulio Tamada – Fundador da HOTMA
– Varínia de Moraes – Diretora Comercial Red Star-Vivace
– Rosangela Gonçalves – Diretora Comercial Rede Windsor
– Patrick Mendes – CEO ACCOR para a América do Sul
– Chieko Aoki – Presidente da Rede Blue Tree Hotels
– Tarcisio Gargioni – Vice-presidênte Comercial e de Marketing da Avianca Brasil
– Annette Tauber – Diretora-Geral da Lufthansa para o Brasil
– Giovanni Marins Cardoso – Fundador da Mondial
– Valter Patriani – Diretor Vice-Presidente de Produtos e Vendas da CVC
– Alisson Ramalho – Vice-Presidente do Grupo Sobrancelhas Design Franchising
– Jane Campos – CEO da Radici Plastics para América do Sul
– Ivo Wohnrath – CEO da Athié Wohnrat
– Sérgio Athié – Arquiteto e fundador da Athié Wohnrath
– Daniela Cruz Cunha – Sócia-Diretora da Vult Cosmética
– Adelson Rosenberg Coelho – Diretor Sênior da área de Digital Appliance da Samsung Brasil
– Osmar Gonçalves – Diretor-Geral da Rede CNT em São Paulo
– Márcia Peltier – Jornalista
– Sergio Medina Pasqualin – Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo
– Toni Sando – Presidente-Executivo do SPCVB
– Abdala Jamil Abdala – Presidente da Francal Feiras
– Guilherme Paulus – Presidente da GJP Hotels
– Hirofumi Ikesaki – Fundador da Ikesaki
– Nilo Sérgio Felix – Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro
– Roberto de Lucena – Secretário de Turismo do Estado de São Paulo
– Carlos Arthur Nuzman – presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador Rio 2016

O evento recebeu 960 participantes e mais de 80 marcas como: Expo Center Norte, patrocinador platina; Levy Restaurantes patrocinador ouro; Hotma, Programasom, Verde-Leasing e Red-Star Vivace, patrocinadores prata; No Lounge de exposição estavam: Centro de Eventos Pro Magno, Rede Windsor Hotéis, Rede BHG, Pepita Consultoria, Nautika, Transamérica Hospitality Group, Transamerica Expo Center, Centro de Convenções Frei Caneca, Alitalia, Centro de Convenções SulAmérica, Royal Palm Plaza, Centro de Convenções Rebouças, Interação, Grupo Latam, GL Events, Rede IHG, Costa Brava Turismo, Lufthansa, Turkish Airlines, Espaço Figueira, Rede Meliá, Rio Convention Bureau,  São Paulo Center, Paradise Golf & Convention, São Paulo Expo,  Hard Rock Hotels, SPTURIS/Anhembi, TURISRIO, Inylbra, Barceló, Ibero Services, Costa Cruzeiros, Palladium Hotel, Hotéis Othon, MGM, Expo Ville, Lansay, Promoview,  Norwegian, In Event, Alegra, Atual Segurança, Tropical Hotel, Skal, GCSM, Braztoa e seus associados, entre outros. Além de destinos nacionais e internacionais como: Turks and Caicos, Palm Beach, Saint Lucia, Puerto Vallarta, Los Cabos e Riviera Nayarit. O evento contou ainda com apoio institucional de: Francal Feiras, Vult Cosmética, Foton Caminhões, Engeve, Reed Exhibitions Alcantara Machado, Aresta Visual, CNC, SESC, Senac, Sofitel Guarujá, Personal Press, Vice-Versa, Tech House, Hosted Buyers e Brasil Jardins, e ainda os apoios institucionais da AMPRO, Abracorp, Clia-ABREMAR, Ubrafe, UFI, São Paulo Convention Visitors Bureau, ABEOC, ABRACE, GCSM, AVIESP SP E HOSTED BUYERS CLUB  e ABRACEFF. Transportadora oficial: Grupo LATAM. Parceiro Ambienta: Eccaplan. Fornecedores: Chandon, Estojos Baldi, Tau Joy, DC Produções, Mban, Uehara Fotografia, Atual Segurança e Plug Locação. Realização e Promoção: Grupo Radar de Comunicação. Organização: Mangata.

O próximo ESFE está confirmado: 21 fevereiro de 2017 no Golden Hall do WTC Convention Center, em São Paulo-SP.

Sobre o Grupo Radar de Comunicação
Comandado pelo publicitário e jornalista Octavio Neto, o Grupo Radar de Comunicação é uma empresa multimídia, focada no setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos. Há mais de 20 anos atuando nestes setores, o Grupo Radar de Comunicação é uma plataforma eficiente de informação e geração de negócios através de importantes ferramentas como: Radar Television (programa que vai ao ar todas às segundas, às 23h, na Rede CNT); Radar Magazine (revista bimestral e bilíngue que apresenta as novidades das Feiras de Negócios que acontecerão em seus meses de circulação e notícias do mundo corporativo); Portal Radar (notícias quentes sobre Turismo de Negócios); Encontro do Setor de Feiras e Eventos (evento nacional de relacionamento que conta com exposição, ciclo de palestras e homenagens) e o International Trade Fairs and Events Meeting (evento internacional de relacionamento que já foi realizado por duas vezes em Orlando (EUA), República Dominicana e Aruba).
Conheça mais sobre nossas plataformas acessando nossos canais na internet: www.portalradar.com.br – https://www.radarmagazine.com.br e www.facebook.com/gruporadarcomunicacao.