Empresários do setor de feiras e eventos estão otimistas com os novos rumos do mercado de turismo de negócios no Brasil, mas conscientes que para manterem-se ativos terão que ser disruptivos, ou seja, terão que ter mais criatividade, conteúdo, investimentos em tecnologia e ações de hospitalidade para atrair e receber bem os visitantes. Estes foram alguns dos pontos discutidos, no último dia 21/02, no XII ESFE (Encontro do Setor de Feiras e Eventos) que reuniu os principais promotores de feiras; dirigentes de pavilhões de exposições; centros de convenções; companhias aéreas; redes hoteleiras; prestadores de serviços; agências de eventos, marketing e live marketing; hosted buyers; além de gestores de compras, facilities e de viagens de incentivo.

Com o tema “Construindo Valor”, o encontro trouxe o cenário atual do mercado de feiras e negócios e as novas tendências para o setor. “Estamos vivendo num mundo cada vez mais high tech e as empresas precisam se adequar a esta realidade trazendo novas soluções para atrair o público. É que com a velocidade da internet – onde as informações são divulgadas, praticamente, em tempo real – e as agendas cada vez mais concorridas, conseguir levar um tomador de decisão para os eventos tem sido uma dificuldade enfrentada por muitas marcas, nos últimos anos”, diz Otavio Neto – CEO do Grupo Radar & TV e idealizador do ESFE.

Trata-se de um momento de mudança, onde os protagonistas são a inovação e, principalmente, o ser humano. De acordo com as lideranças presentes no ESFE, é importante resgatar alguns processos de produção, execução e planejamento para aprofundar o conhecimento das equipes e entregar projetos mais qualificados. “Apresentar lançamentos, gerar debates e trocar informações tornam o evento completo, mas neste período de disrupção é necessário novas ações. Na verdade, a maior tendência para o futuro é voltar ao passado e lembrar que evento é gente. É preciso pensar fora da caixa e gerar experiências que valorizem o visitante. Por isso, temos que trazer  inovações humanas com espaços de integração, experiências de informalidade e não apenas novos recursos tecnológicos”, diz Toni Sando, presidente-executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau.

O encontro apresentou também uma pesquisa realizada por Juan Pablo De Vera, VP sênior para América Latina da Reed Exhibitions, alertando os participantes se seus eventos estão atualizados ou ainda sobrevivendo com os moldes da década de 90. Confira:

  • Não tem app;
  • Conta apenas de site na versão desktop;
  • Sem wi-fi ou com sinal fraco;
  • Não tem relevância ou diversidade de conteúdo;
  • Serviço de alimentos e bebidas de qualidade e preços incompatíveis;
  • Envio de imagens de convites via e-mail;
  • Pagamento apenas em dinheiro no local do evento;
  • Programação somente disponível para dowload;
  • Problemas de limpeza;
  • Os participantes são somente expectadores;
  • Não realiza re-marketing;
  • Vídeos e imagens disponíveis somente em baixa definição;
  • Sem cobertura live-stream;
  • Pesquisas realizadas em papel;
  • Staff despreparada;
  • Não consegue identificar quem está participando do evento;
  • Você se considera um refém do pavilhão;
  • Não tem conteúdo usando crowdsourcing;
  • Longas filas;
  • Foco principal são as planilhas;

Com temas atuais e provocadores, o evento contou com a participação de mais de 800 lideranças empresariais. Sob o comando de Juan Pablo De Vera – VP sênior para América Latina da Reed Exhibitions, Carlos Correa – diretor Superintendente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Edmar Bull – presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), Paulo Octavio – VP Executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Ventura – diretor Superintendente do Expo Center Norte, e Jean Pierre Cantaux – diretor da Red Star Brasil, abordaram o cenário das “Feiras – Momento de Disrupção”.

Já os executivos Eduardo Sanovicz – presidente da Associação Brasileira das Empresas Áreas (ABEAR), Celio Ashcar Jr. – sócio diretor da AktuellMix e chairman da AMPRO, Juarez Carvalho – diretor da MCI Brasil, Gustavo Ene – CEO do Lide, e Fabio Rossi – diretor executivo da Flytour Eventos foram os debatedores do painel M.I.C.E – Um mercado em quatro letras, liderado por Sando. (M.I.C.E – sigla em inglês para Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições).

Além dos debates, o evento homenageou alguns profissionais que contribuíram para o crescimento do setor. Entre os destaques desta edição:

Agência de eventos e incentivos:

Andréa Ortiz Prochaska Bem Mais Comunicação Integrada Sócia Diretora
Silvana Fiaccadori Torres Mark Up Presidente

 

Cia área:

Ian Gillespie Avianca Brasil Diretor
Mário Carvalho TAP Portugal Diretor Geral Brasil e Argentina

 

Destaque de turismo:

João Doria Jr. Prefeitura de São Paulo Prefeito de São Paulo

 

Entidade:

Edmar Augusto Bull ABAV- Associação Brasileira das Agências de Viagens Presidente
Toni Sando São Paulo Convention&Visitors Bureau Presidente
Alexandre Sampaio CNC Presidente

 

Destaque empresarial:

João Appolinário Polishop Presidente
Giovanni Marins Cardoso Mondial Diretor
Gabriela Baumgart Cidade Center Norte Diretora Geral
Jane Campos RadiciGroup Performance Plastics Country Manager
Ivo Wohnrath Athié Wohnrath Associados CEO
Daniela Cruz Vult Cosmética Diretora de Marketing

 

Hotelaria:

Rui Manuel Oliveira Meliã Hotels Internacional Brasil Regional Vice-presidente
Chieko Aoki Blue Tree Hotels Presidente
Rosangela Gonçalves Windsor Hotéis Diretora Comercial
Paulo Sergio Occhialini Mancio Accor Hotels Diretor Técnico de Implantação e Patrimônio

 

Promotor:

Antônio Carlos Kieling ANFACER Superintendente
Carlos Correa APAS- Associação Paulista de Supermercados Superintendente
Paulo Octavio Pereira de Almeida Reed Exhibitions Alcantara Machado Vice-Presidente Executivo
Agostinho Turbian GCSM  
Marco Basso Informa Exhibitions Presidente
Carlos Clur Grupo Eletrolar CEO
Jean-François Quentin UBM Brazil Presidente
Adriano Albano Forghieri APCD- Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Presidente
Marta Rossi Rossi & Zorzanello Diretora
Hirofumi Ikesaki Ikesaki Presidente
Juan Pablo de Vera Reed Exhibitions Alcantara Machado VP sênior para América Latina da Reed Exhibitions

 

Montadora:

Varinia  Cantaux Red Star Brasil Diretora comercial
Getúlio Tamada Hotma Arquitetura e Eventos  Diretor

  

Pavilhão:

Paulo Ventura Expo Center Norte Diretor Superintendente
Ana Luisa Diniz Cintra Centro de Convenções Rebouças Diretora

 

Saúde:

Maurício Hirata Clínica Maurício Hirata  Diretor
Kasuo Miyake Clínica Miyake  Diretor

E para o sucesso do evento, o ESFE contou com grandes patrocinadores. Cota Platina: Expo Center Norte. Cota Ouro: Levy Restaurants Cota Prata: Gl Events, Hotma, Programasom, Red Star Brasil e Verde Leasing. Cotas de Apoio: Aresta Visual, Atual/Victória, CNC, Chandon, Engeve, Facility Doc, Francal Feiras, HZ Eventos, Interação, México, Pepita Consultoria, Plug Locação, Reed Exhibition Alcantara Machado, Tau Joy, Une fleur dans la ville, São Paulo Turismo, R1 Soluções Audiovisuais e Vult Cosmética Apoiador Institucional: AMPRO, ABRACORP, ABRAFAC, SPCVB, UBRAFE e UFI – The Global Association of the Exhibition Industry e Unedestinos. Mídia Partners: America Economia, Live Marketing, M&E, Promoview, Radar Magazine, Revista Caras, Sou+ Live e The Winners. Parceiro Ambiental: Eccaplan.

No balanço geral, o ESFE apontou aos organizadores que é preciso inovar e trazer um novo olhar para o setor. Para o sucesso pleno, é primordial que as cidades estejam preparadas para receber bem o turista de negócios em todo o seu processo de viagem – da saída de seu estado até o local do evento. Ou seja, a cadeia produtiva da indústria de feiras e eventos tem que estar alinhada e almejando os mesmos interesses para oferecer mais hospitalidade ao visitante e, posteriormente, tornar o local o ponto de chegada para a próxima viagem, mas desta vez para lazer.

Sobre o Encontro do Setor de Feiras e Eventos

O Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE), um dos principais encontros sobre o setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos do Brasil, promovido pelo Grupo Radar & TV. O ESFE promove ideias, reúne líderes empresariais e aborda o crescimento do setor de Turismo de Negócios, baseando-se em três importantes pilares: Relacionamento, Geração de Negócios e Conteúdo. www.esfe.com.br

Sobre o Grupo Radar & TV

Comandado pelo jornalista e publicitário Otavio Neto, o Grupo Radar & TV é uma multiplataforma de comunicação e networking focada no setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos.  Há mais de 25 anos atuando nestes setores, a marca é referência e um canal eficiente de informação e geração de negócios por meio de importantes ferramentas como: Radar Television; Radar Magazine; Portal Radar; e dos eventos anuais como o Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE) e o International Trade Fairs and Events Meeting (ITFEM). Em todas as frentes de negócios, o nosso papel é promover ideias, reunir líderes e apoiar o crescimento do setor de turismo de negócios, baseando-se em três pilares: Relacionamento, Geração de Negócios e Conteúdo. Saiba mais em www.portalradar.com.brwww.gruporadar.com.brwww.radarmagazine.com.br e www.facebook.com/gruporadarcomunicacao.